Rotulagem Ambiental

Barreiras técnicas, principalmente ligadas à questão ambiental, estão sendo cada vez mais utilizadas por países desenvolvidos com o objetivo de proteger seus mercados internos e reduzir as importações, particularmente dos países em desenvolvimento. Neste contexto, a certificação de produtos e/ou serviços, por meio da rotulagem ambiental, tornou-se uma poderosa ferramenta para preparar empresas a superar essas barreiras, proporcionando melhor competitividade nos mercados interno e externo, melhor desempenho ambiental, redução de custos e riscos.

Os programas de rotulagem ambiental estimulam mudanças nos padrões de consumo, orientando a preferência dos consumidores em favor de produtos e/ ou serviços que contribuam para a redução dos impactos ambientais e, paralelamente, induzem os empresários às mudanças em seus padrões de produção e de prestação de serviço de forma a melhorar sua competitividade.

Os Rótulos Ambientais são selos de comunicação que visam dar informações ao consumidor a respeito do produto e/ou serviço contratado. Podem, portanto, ser encarados como um instrumento de mercado, incluindo aos produtos e aos serviços informações simples, precisas, exatas e cientificamente estabelecidas sobre aspectos ambientais importantes que foram considerados na sua concepção, de modo a permitir aos consumidores uma escolha esclarecida de produtos e serviços que apresentam impactos ambientais reduzidos durante o seu ciclo de vida completo.

Diante dessa nova perspectiva de posicionamento de mercado, nos dirigimos à sua empresa para apresentar uma oportunidade de concessão de uso de um Selo Verde, vinculado ao seu produto ou serviço, de reconhecimento nacional e internacional.

A organização que concede o Selo Verde é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada em São Paulo, de abrangências nacional e internacional e respaldada pelo Ministério da Justiça, pelo CNEA – Conselho Nacional de Entidades Ambientalistas do CONAMA, pelo CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pela OAB/SP, pelo CNPE – Conseil National de Protection de L’Environnement (França) e pelo NCDE – National Council of Environmental Defense (USA), e da qual somos parceiros.

Para formalizar o pedido de concessão de uso do seu Selo Verde, essa organização utiliza como ferramenta básica, para avaliação do produto ou serviço a ser certificado, a Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, uma metodologia internacionalmente aceita, representada pelas normas  NBR ISO 14040, ISO 14041, ISO 14042 e ISO 14043.

Vantagens do Selo Verde

Os investimentos para se obter o Selo Verde são dedutíveis do imposto de renda de acordo com a Lei Federal 9249/95 e M.P. 2113-32/2001, as quais estabelecem contribuições em forma de doação para os “Programas Sócio-Ambientais”. O valor a ser deduzido deve representar, no máximo, 2% do lucro operacional da Pessoa Jurídica;

Selo Verde
  • O Selo Verde é um incrementador de vendas, sendo auto-financiado a longo prazo;
  • Atua como um identificador de produtos e serviços ambientalmente superiores aos seus similares no mercado;
  • Aprova a qualidade do produto e/ou do serviço;
  • Agrega, à imagem da empresa, valores ambientais corretos;
  • Proporciona um diferencial de marketing e de competitividade para as empresas;
  • Facilita o acesso aos recursos financeiros públicos e privados;
  • Promove a atração de investimentos em razão da melhor imagem da empresa no país e no exterior;
  • Diminui os custos com seguros;
  • Possibilita a negociação de valores diferenciados para seus produtos e/ou serviços;
  • Oferece a oportunidade de novos mercados para seus produtos e/ou serviços.

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